Semana do Agosto da Cultura aproxima estudantes da história de Extremoz
A semana começou com muita cultura sendo contada e mostrada aos estudantes das escolas municipais de Extremoz. Por meio da Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru, a Prefeitura de Extremoz iniciou nesta segunda-feira (28) a Semana do Agosto da Cultura. A abertura do evento ocorreu na fundação, que fica à margem das ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, na parte histórica da cidade. O lugar recebeu dezenas de estudantes, artistas locais, professores e artesãos.
Diante das ruínas da igreja de São Miguel Arcanjo, os estudantes participaram de várias atividades recreativas. O evento teve apresentações do cordelista Valdenor Silva; oficina de coco de roda e samba com o Mestre Café; apresentação dos repentistas Chico Bento e Nenén, além de uma exibição de dança dos alunos da Escola Vera Lúcia e contação de histórias e lendas.
As Secretarias de Saúde e de Agricultura também estiveram presentes com estandes, oferecendo diversos serviços à população. Compareceram ainda secretários municipais, vereadores, o prefeito Joaz Oliveira e o vice Djalma Sales; a representante da Secretaria de Turismo do Estado, Sulyane França, e o padre João Pedro representando a Igreja Católica.
O prefeito Joaz Oliveira parabenizou a organização do evento e falou sobre uma nova opção de turismo que está crescendo em Extremoz. “Eu tenho certeza que, ao conhecer, as pessoas vão se apaixonar pela nossa cultura. Estamos valorizando a nossa cultura, a nossa história e dando uma opção para o nosso turismo. Hoje procura-se uma opção diferente de turismo e Extremoz tem potencial”, declarou o prefeito.
Durante toda a semana, estudantes e professores de Extremoz podem agendar visitas para conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura da cidade. Os alunos fazem um tour pelas ruínas da igreja, pela Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru, Casa do Grude e Matriz de São Miguel Arcanjo.
Os visitantes também podem contemplar, na Fundação Aldeia do Guajiru, vários artefatos históricos que estão em exposição, como canoas encontradas no fundo da lagoa, louças portuguesas do século XVIII, objetos metálicos antigos como pontas de lanças, correntes, chaves, entre outros. A Semana do Agosto da Cultura estende-se até à próxima quinta-feira (31).
Fotos: Canindé Santos
Diego Campelo
Jornalista
(84) 98784-0890
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.