Extremoz: Prefeitura, UnP e AVISA recebem mais de 400 visitantes no evento Biólogos em Ação
Os estudantes de Extremoz e a população em geral tiveram um dia diferente neste sábado (02), no evento Biólogos em Ação. A atividade promovida pela Prefeitura de Extremoz, Universidade Potiguar (UnP) e Associação Amor Vida Saúde Arte (AVISA) levou ao município 90 estudantes do curso de Ciências Biológicas da UnP, que comemoraram o Dia do Biólogo (03 de setembro) ensinando sobre a Biologia e as particularidades dos seres vivos. De acordo com a organização, cerca de 400 visitantes passaram pelo local.
A ação foi realizada na Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú, que abriu à população a Sala de Exposições, que conta a História de Extremoz através de objetos antigos que datam dos séculos XVIII e XIX. A atividade também contou com o apoio do grupo Três Corações e da Igreja Cristã Evangélica.
Os estudantes da UnP se dividiram em vários estandes com exposição de animais empalhados, esqueletos e peixes, plantas medicinais, além das oficinas de reciclagem, pintura, mundo microscópico, produção de sabão a partir de óleo de comida, cultivo de hortas, cuidados com a água e alimentos, entre outras.
A estudante Dhandara Kauany (12 anos), da Escola Municipal Profª Vera Lúcia Gonçalves, considerou o evento importante, pois “falou sobre a natureza, a reciclagem e sua importância para o meio ambiente”. Já a estudante Jayane Esteffanny (12 anos), discente na mesma escola, disse que aprendeu muito sobre a História de Extremoz. “Nós vimos como era a antiga Igreja de São Miguel Arcanjo e foi muito legal”. Maria Gabrielly (11 anos) compartilhou do pensamento da amiga e disse que aprendeu muito sobre a história do município. “O que eu achei mais interessante foram as canoas que foram encontradas na Lagoa de Extremoz”, afirmou.
As amigas Maria Júlia e Mel Batista, ambas com oito anos, visitaram o evento acompanhadas de suas mães. Mel Batista disse ter aprendido bastante sobre a importância da reciclagem. “Muitas coisas que as pessoas jogam fora podem ser reutilizadas e transformadas em coisas muito úteis. Por exemplo, uma garrafa pet pode ser transformada em jarro e em brinquedos”. Maria Júlia gostou mais do telefone sem fio feito com material reciclado. “Se uma pessoa estiver de um lado e a outra pessoa do outro, com a corda esticada a gente pode falar uma com a outra”.
O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, participou do evento. Vários secretários municipais e o vice-prefeito Djalma Sales também estiveram presentes. O prefeito agradeceu a todos que ajudaram de forma direta e indireta para que a ação fosse realizada. “Foi uma ação muito importante em que foi resgatada a nossa cultura e história, além de proporcionarmos aos nossos estudantes e moradores o ensino sobre a Biologia”, declarou o prefeito.
Fotos: Canindé Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.