Extremoz e suas potencialidades foram o destaque na última quinta-feira (24) da feirinha realizada pela Associação dos Servidores do Poder Legislativo (ASPOL), na Assembleia Legislativa do RN.
Dupla de violeiros, sorteio de passeios de bugre nas dunas de Genipabu e de dromedários e distribuição do tradicional grude marcaram o evento que foi um sucesso.
O evento foi uma parceria da associação com a Prefeitura de Extremoz, através da Fundação de Cultura Aldeia Guajiru, secretaria municipal de Turismo, Sindbuggy e Empresa Dromedunas.
Preparado com goma, coco e sal e assado em folha de bananeira, o grude de Extremoz é uma atração à parte no município da Região Metropolitana, parada obrigatória para quem está a caminho do litoral norte do Estado.
Feito de forma artesanal, o grude é praticamente um “patrimônio”, associado diretamente ao município. Extremoz é a terra do “Menino do Grude”, estátua que representa os garotos que vendem o quitute nas estradas e ruas. Tem também a Casa do Grude e a atividade é importante geradora de emprego e renda no local.
Quem literalmente botou a mão na massa foi Simone Dantas Damasceno, que produzia os grudes enquanto outras atrações do município eram apresentadas aos participantes. “Em Extremoz a gente já nasce sabendo fazer grude”, contava orgulhosa, enquanto explicava o processo de fabricação.
Com informações da ALRN
Fotos: Canindé Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.