Alunos da Escola SESI-RN foram
contemplados com bolsas de estudo do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para dar continuidade ao
projeto denominado “Otimização do sistema de ar condicionado automotivo
com a reutilização da água dissipada pelo mesmo”. O projeto é
desenvolvido pelos alunos do 3° ano da escola SESI, Luis Felipe, Victor
Rodrigues e Lucas Ferreira, orientados pelo professor Diego Cavalcante.
Para
o professor, o recebimento das bolsas do CNPq é uma forma de
reconhecimento do bom trabalho desenvolvido por todos que fazem a Escola
SESI-RN. “É também mais um incentivo e indicador que a escola está no
caminho certo para enfrentar os novos desafios que estão por vir”,
disse.
O sistema criado com o projeto é
ecologicamente correto, do ponto de vista da sustentabilidade, pois
reutiliza uma água que seria dispensada na natureza e propicia maior
conforto térmico, segurança nos congestionamentos e economia, aumentando
a durabilidade, e possivelmente também diminuindo o consumo. As bolsas
são um incentivo para a continuidade do projeto, e tem duração de 12
meses.
Com este mesmo projeto, a
equipe conseguiu obter o segundo lugar geral na categoria voto popular,
na 17° FEBRACE (Feira Brasileira De Ciência E Engenharia) que ocorreu no
espaço INOVA USP, localizado na Escola Politécnica de Engenharia da
USP, na cidade de São Paulo/SP.
CNPq
O
CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da
pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de
pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no
Brasil como no exterior. Várias modalidades de bolsas são oferecidas aos
jovens de ensino médio e superior, em nível de pós-graduação,
interessado em atuar na pesquisa cientifica, e especialistas para
atuarem em pesquisa e desenvolvimento nas empresas e centros
tecnológicos.
FEBRACE
A
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de
estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de
São Paulo, uma grande mostra de projetos. Desde 2003, a FEBRACE tem
descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é
composta por alunos, professores, pais e escolas. A FEBRACE assume um
importante papel incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes
da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.