Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve lançar edital de concurso para contratação de 3.478 pessoas para trabalhar no Censo Demográfico 2020 no Rio Grande do Norte. O edital está previsto para publicação em fevereiro.
Os processos seletivos começaram ano passado. Nesta sexta-feira (10), a Fundação Getúlio Vargas divulgou o resultado final de uma seleção com os nomes de 32 coordenadores censitários de subárea e 36 agentes censitários operacionais que trabalharão em terras potiguares. Todas as contratações para o Censo 2020 são temporárias.
Seleção em fevereiro apenas para recenseador deverão ser 2.888 vagas distribuídas nos 167 municípios norte-rio-grandenses. A exigência para o cargo é ensino fundamental completo. A remuneração (retribuição mensal) é baseada na produção. O Concurso será feito em duas etapas para os recenseadores, conforme informações do coordenador Estadual do Censo 2020, Rogério Campelo, “ele fará uma prova de múltipla escolha e, se aprovado, participa da segunda etapa, um treinamento presencial, ao final, faz uma avaliação prática que deverá ter pelo menos 50% de aproveitamento”. Segundo o coordenador, o recenseador precisa do treinamento para ganhar habilidade com o aparelho usado para realizar o questionário.
Haverá 363 vagas para agente censitário supervisor, com retribuição mensal de R$ 1.700, e 151 vagas para agente censitário municipal com retribuição de R$ 2.100. Ambos os cargos têm como requisito o ensino médio. Para esses cargos, será realizada uma prova de múltipla escolha com português, raciocínio lógico, conhecimento sobre o IBGE e conhecimentos administrativos.
Rogério explica que os concursos serão feitos em todos os municípios em que forem ofertadas as vagas. Para recenseador há vagas para todos os municípios, já para agentes censitário supervisor e agente censitário municipal serão ofertadas vagas para 151 cidades, onde serão instalados os postos de coletas. Municípios com menos de 3.500 habitantes ficarão sobre a responsabilidade do posto instalado em uma cidade vizinha com maior número populacional.
Censo 2020 A operação do Censo Demográfico tem início em agosto e está prevista para ser encerrada até o final de outubro. Os 2.888 recenseadores visitarão todos os 1.054.122 domicílios potiguares para conseguir informações fundamentais para a formulação de políticas públicas, como: tipo de residência, a cor ou raça dos moradores, renda, alfabetização, como ocorre o acesso à água e outros tópicos. No Brasil, são 71 milhões de residências. Além disso, o Censo 2020 atualizará com precisão o número da população brasileira. VAGAS DO CENSO 2020 NO RN Total: 3.478 Processo seletivo previsto para fevereiro de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.