As igrejas católicas que compõem a Arquidiocese de Natal já poderam voltar com suas celebrações, a partir deste sábado (15), a frequentar missas presenciais. Para isso, é necessário seguir todas as orientações definidas pelos bispos da Província Eclesiástica quanto ao protocolo sanitário contra a disseminação do novo coronavírus. Os espaços religiosos estavam fechados desde o início da pandemia. No caso da igreja católica, as orações individuais presenciais passaram a ser permitidas desde a última segunda-feira (10).
Na Catedral Metropolitana, neste sábado (15), foi celebrada missa, às 16h30, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Já no domingo serão celebradas quatro missas: 7h, 9h, 11h e 19 horas. A celebração do sábado, às 16h30, e a do domingo, às 11h, serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia da Catedral. De segunda a sexta-feira, haverá missa em três horários: 8h, 11h e 16h30.
Para participar das celebrações, na Catedral Metropolitana, no final de semana, vai ser preciso garantir a vaga através de uma inscrição online, por meio de um link que está disponível na página da Paróquia, no Facebook. A pessoa também pode obter um “cartão de acesso”, na secretaria da paróquia da Catedral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas. Para mais informações, ligue ou envie a mensagem para o número 3201-4559, no horário da manhã.
Em documento oficial com as orientações para uma retomada, Dom Jaime Vieira Rocha, ressaltou que o processo não é obrigatório e que cada padre pode avaliar a situação da sua paróquia e decidir ou não pela reabertura nas datas previstas, podem adiá-las. Além disso, ele também destacou que é necessário o cumprimento de todos os protocolos sanitários, bem como a obediência às restrições, que inclui o número máximo de pessoas e o uso de máscaras. Os idosos e as pessoas de risco devem acompanhar as missas pelas transmissões virtuais.
Veja vídeo com todas as orientações:
Orientações para retorno das igrejas católicas | Vídeo: Arquidiocese de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.