A próxima quinta-feira, 27 de maio, é o Dia Livre de Impostos (DLI), campanha realizada há 15 anos, em todo o Brasil, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL). O objetivo da ação é conscientizar consumidores e varejistas sobre a alta carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo, e que afeta diretamente o crescimento econômico do país.
Como os impostos são grande parte do preço dos produtos, as empresas participantes da campanha e cadastradas no site www.dialivredeimpostos.com.br irão comercializar produtos com descontos no valor do imposto que incide na mercadoria, e mostrar o valor real de cada item, bem como o impacto dos tributos sob o consumo. A edição deste ano do DLI será híbrida, a venda poderá acontecer tanto na loja física quanto na digital, e qualquer loja pode participar, basta fazer a adesão a campanha no site www.dli.cdljovemnatal.com.br para receber o material digital e começar a divulgação de que está no DLI 2021.
O presidente da CDL Jovem Natal, Matheus Mascena destaca que o brasileiro trabalha, em média, 153 dias por ano só para pagar impostos e que o fato muitas vezes é desconhecido pelo consumidor. “O DLI é uma campanha nacional que nós abraçamos por ser uma bandeira da classe empresarial, a reforma tributária no Brasil. Precisamos que nossos clientes saibam o real valor dos produtos que consomem, porque muitas vezes o valor do imposto que incide sobre determinada mercadoria chega a ser 70% do valor real. Não dá para continuar assim. Precisamos rever essa taxação de impostos”, afirmou Matheus.
O empresário revelou ainda que 70% do valor dos perfumes, por exemplo, são apenas taxas. Que 43% dos preços de eletrônicos são taxas, e 40% dos preços de celulares também são taxas, e que muitas pessoas desconhecem essa informação. “Vivemos uma crise mundial, precisamos mudar esse cenário. Precisamos cobrar a reforma tributária, pressionar o governo. O DLI tem esse papel, de conscientizar as pessoas e chamá-las para defender essa causa, que não deve ser só da classe empresarial, mas de todos”, reforçou o presidente da CDL Jovem Natal Matheus Mascena.
Em Natal o DLI é coordenado pela CDL Jovem Natal. As ações estão previstas em mais de 1.200 cidades do Brasil. Na capital potiguar os lojistas participantes da campanha vão oferecer para o cliente os produtos ou serviços com desconto que normalmente são consumidos pelas taxas de tributação, arcando eles mesmos com o valor do imposto. Participam da ação desse ano lojas de vestuário, postos de gasolina, perfumarias e restaurantes. Para saber quais lojas estão participando acesse www.dialivredeimpostos.com.br .
Em Brasília, a Campanha do DLI será veiculada no maior painel de led da América Latina, que estará instalado na região Central, próximo ao Conic. O objetivo é mostrar quanto cada pessoa paga de imposto ao comprar um celular, um carro, um hambúrguer, entre outros produtos. Já na Esplanada dos Ministérios, no gramado central, será instalado o boneco do Impostossauro, personagem da campanha que representa o impacto negativo dos impostos sobre o consumo e o ambiente de negócios no Brasil.
Este ano, o Dia Livre de Impostos ocorre junto com a retomada das discussões da reforma tributária. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem reafirmado seu compromisso com a modernização tributária do Brasil. Mais de mil lojistas irão participar da edição do Dia Livre de Impostos de forma on-line em todo o Brasil.
Impostossauro
Não se assuste se, na quinta-feira, você encontrar pelas ruas de Natal um dinossauro. Você não voltou ao passado. Na verdade, você estará encontrando nosso Impostossauro, ele o é o personagem que utilizamos no DLI para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo do consumidor e o crescimento econômico do país.
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