Uma densa nuvem de poeira, acompanhada por uma forte ventania, assustou moradores de Franca e outras cidades da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), na tarde de domingo (26).
Atípico, o fenômeno afetou a visibilidade no trânsito e obrigou comerciantes a fecharem as portas. Moradores relataram dificuldade para respirar.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) pediu para não haver desperdício de água com a limpeza, pois a região passa por racionamento devido à estiagem.
O fenômeno também foi visto em Ribeirão Preto, Orlândia, Dumont e Jardinópolis. Em todas essas localidades houve falta de energia em alguns bairros assim como queda no serviço de internet.
Vídeos e fotos da nuvem de poeira circularam imediatamente pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. Moradores do Jardim Consolação, Distrito Industrial, Parque dos Lima, Residencial Paraíso, Vila Santa Cruz, Estação e Residencial Amazonas registraram a tempestade de terra.
A estiagem prolongada na região, que contribuiu para a propagação de incêndios de grandes proporções tanto em áreas de proteção ambiental quanto em plantações, favoreceu a criação da nuvem de poeira.
Após a nuvem de poeira, choveu na cidade com relâmpagos e trovoadas. Outros municípios da região também foram afetados pelo fenômeno.
Com informações da Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.