As obras de reestruturação da avenida Felizardo Moura, principal via de ligação da zona Norte de Natal com as demais regiões da capital, entraram em nova fase neste domingo (18). Na manhã, a via foi parcialmente interditada e os veículos seguem em mão dupla na via que tem sentido para a zona Oeste da cidade.
Inicialmente, a avenida seria totalmente interditada durante as obras. Contudo, na última sexta-feira (16), a Prefeitura de Natal voltou atrás e decidiu deixar a via liberada, mas com intervenções e mudanças no fluxo.
A mudança no planejamento, segundo o Executivo municipal, não vai provocar alterações no cronograma de entrega da obra, prevista para acontecer em 18 meses. A decisão foi tomada após entendimento entre as secretarias municipais envolvidas com o projeto, a empresa responsável pela obra e comerciantes da região.
Segundo a prefeitura, nos horários de pico, os dois sentidos da via estarão liberados. Já no horário entre 9h e 16h, interdições parciais poderão ser realizadas, com uma via funcionando em mão dupla, como ocorre neste domingo.
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vai fazer toda a sinalização da pista (vertical e horizontal) neste domingo (18), para que os motoristas possam estar bem informados sobre o trânsito no local. O trabalho de sinalização vai requerer a interdição parcial do local. “Estaremos fazendo a sinalização e já também adaptando os nossos agentes e motoristas que passam pelo local. Essa mudança, que não afeta o cronograma da obra, também é importante para que as pessoas possam ter uma adaptação gradativa de todo o processo”, explica o secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro.
Apesar da alteração no planejamento original, a STTU informa que é essencial a busca pelas vias alternativas já divulgadas pela Prefeitura, uma vez que, mesmo com a interdição apenas parcial, haverá impacto no tráfego e os congestionamentos vão aumentar no local.
“Aconselhamos que as vias alternativas sejam utilizadas. A Felizardo Moura já está em obras e, nessa próxima fase, teremos muitas intervenções, sejam da empreiteira em si ou das concessionárias (de água, luz, etc). Por isso, as vias alternativas são essenciais”, comenta o adjunto.
O projeto prevê um investimento de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal. A obra vai garantir novas estruturas em drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão em mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas na região e conferindo mais velocidade a um tráfego de cerca de 75 mil veículos por dia.
Vias alternativas
São recomendados alguns desvios, mesmo sem a interdição total da avenida Felizardo Moura. Entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana.
Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal.
Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.
Fonte: Portal da Tropical
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