A 28ª EXPOSORN vai comemorar os 30 anos da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), entidade associativa sem fins econômicos que foi fundada em 5 de setembro de 1992, e que tem por objetivo conscientizar e orientar a população sobre o cultivo das orquídeas, além de preservar os bens ambientais da flora potiguar.
“Após dois anos sem realizar a exposição anual devido à pandemia, nós estamos muito felizes por fazer o evento novamente no Museu Câmara Cascudo. Com o aniversário de 30 anos da Associação, nós pretendemos celebrar a data com a presença da população potiguar no evento que já faz parte do calendário da cidade”, destacou a presidente da SORN, Gisélia Maria.
Durante as atividades neste sábado 3, o Museu Câmara Cascudo (Parque do Museu Câmara Cascudo Endereço: Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol) estará aberto para visitação com nove exposições diversas, são elas: Akangatu; Anatomia Comparada; Caatinga em Foco; Confluências; Dinossauros da Bacia Potiguar; Engenhos; Icnologia; Paleontologia; e Vibrantes Caminhos.
“O museu está muito feliz por receber a Exposorn 2022, um evento atrativo à comunidade, com atividades sobre preservação, sustentabilidade e meio ambiente. As oficinas, palestras e a feira serão no parque do Museu, coordenado pelo Setor de Estudos ambientais, um espaço arborizado, de contemplação da natureza e conhecimento. Durante o evento, as exposições do museu estarão abertas e todos poderão conhecer um pouco mais a história e memória do Rio Grande do Norte”, pontuou o diretor interino do Museu Câmara Cascudo, Gildo José dos Santos.
A atividade pretende promover a valorização, conservação e preservação da natureza e, consequentemente, da Cattleya granulosa Lindley, espécie de orquídea mais representativa da flora potiguar e flor símbolo do Rio Grande do Norte.
Lei que consagrou a Cattleya granulosa Lindley como a flor símbolo do Estado
A lei número 10.508 de 16 de maio de 2019 concede o título de flor símbolo do estado do Rio Grande do Norte à Cattleya granulosa Lindley e também define a última semana do mês de agosto como “Semana de valorização, conservação e preservação da Cattleya granulosa no estado no Rio Grande do Norte”.
A Cattleya granulosa Lindley está ameaçada de extinção, inclusive a espécie já consta nas listas oficiais de espécies ameaçadas pela CITES (Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies da Flora e Fauna Selvagem em Perigo de Extinção). Pensando na preservação e valorização da espécie a lei foi criada.
Programação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.