Na próxima sexta-feira (18), às 10h, será realizada a Sessão Solene na Câmara Municipal de Natal onde professora Maria Gorette Barbosa de Oliveira receberá a Comenda Zumbi dos Palmares em Homenagem ao Mês da Consciência Negra.
O objetivo da cerimônia é valorizar e reconhecer personalidades e instituições que atuam na luta pelos direitos das causas e pessoas Negras. A indicação do nome da professora e ativista cultural Maria Gorette é do vereador Kleber Fernandes.
A proposição da homenagem é da vereadora Divaneide Basílio.
Maria Gorette Barbosa de Oliveira, 58 anos, natural de Natal_RN. professora, graduada em Letras, foi a primeira mulher a receber um diploma da UFRN sendo moradora da cidade de Extremoz, lugar que mora desde que nasceu até os dias atuais. Foi diretora da escola estadual João Florêncio da hora e do Teatro Municipal Sandoval Wanderley em Natal. Criadora da Feirinha Cultural e do Tocaraul (Tributo a Raul Seixas em Extremoz) que acontece há sete anos é colaboradora do “Maluquez Revisitada” Tributo a Raul que acontece na cidade de Ceará Mirim e já está na sua trigésima terceira edição. Graduanda em Direito e Mestranda em Educação, Gorette sempre foi amante das artes em geral. Atriz e ativista cultural, foi a primeira mulher a Presidir a Cia Teatral Alegria Alegria pioneira em teatro de Rua por quatro mandatos. Pós graduada em gestão de políticas públicas seu trabalho de conclusão do curso resultou na criação da fundação de cultura Aldeia de Guajiru o que a levou a ser a primeira Secretária de Cultura do município de Extremoz. Foi também proponente da associação das fazedoras de grudes e artes de Extremoz ( Afag) e a primeira mulher a presidir a SAMBA (Sociedade dos amigos e amigas do Beco da Lama e adjacências), onde se encontra no seu 2º mandato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.