O sistema de transporte público de Natal pode entrar em greve a partir da próxima quarta-feira (19). O anúncio foi feito nessa quinta-feira (13) pelo Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN).
De acordo com um representante da categoria, uma reunião entre os profissionais e o Seturn não resultou em acordo. A proposta de reajuste salarial de 3% e de 10% para o vale alimentação não foi aceita pelos rodoviários.
"A gente não teve avanço. A gente tenta há dois meses e meio essa finalização da data base da categoria. A gente já deixou em mesa para os empresários e para o Ministério do Trabalho que até sábado o edital de greve será lançado, com início de greve nas primeiras horas de quarta-feira", afirmou.
Antes da deflagração da greve, mais duas reuniões foram agendadas. "O procurador solicitou no intuito de se evitar a greve a marcação de duas reuniões. Uma para segunda-feira e outra para terça-feira", disse.
"Mas, mesmo assim, a gente colocou que iremos participar da negociação, queremos resolver o problema, mas deixamos em mesa que, mesmo participando, o edital será publicado até sabado, com a greve na quarta-feira caso não se concretize a negociação", acrescentou.
O representante do Sintro reforçou os problemas que a categoria vem enfrentando, principalmente depois da pandemia de covid-19. "Com a pandemia, piorou bastante. Os trabalhadores estão fazendo uma dupla jornada. A frota foi diminuída e ela não retornou. Precisa de contratação de motoristas, precisa de ampliação de veículos, hoje a frota está com 70%, prejudicando a categoria e a população", reclamou.
Portal da Tropical
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.