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quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Procon Natal orienta consumidores sobre compras do dia dos pais; confira dicas

oto: Alessandro Marques/Procon Natal

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, orienta aos consumidores a realizarem amplas pesquisas de preços e qualidade, bem como sobre a política de troca dos produtos nas compras do dia dos pais, comemorado no próximo domingo, dia 13 de agosto.

De acordo com o órgão, atenção precisa ser redobrada em função do aumento das promoções, opções e sugestões neste período. Uma das principais dicas é evitar compras de última hora.

“Pesquisar antes de comprar, comparando os valores de diferentes lojas, é o passo mais recomendado neste momento”, assegura o Diretor Técnico do Procon Natal, Diogo Capuxú. “Descontos e promoções são atrativos, mas garanta-se de que sejam reais. Mantenha-se atento a possíveis práticas enganosas, como aumentar os preços antes de aplicar o desconto. Uma pausa para reflexão antes de concluir a compra pode evitar arrependimentos futuros", complementa.

Como grande parte dos produtos comprados nesse período tem como objetivo apresentar, o consumidor precisa se certificar da política de troca da loja antes de efetuar a compra. "Na compra em loja física, a loja não é obrigada a realizar a troca do produto, a menos que haja um defeito. Os lojistas sempre procuram fidelizar os clientes, então é importante solicitar, no momento da compra, informações sobre a política de troca por parte da loja", orienta o diretor técnico.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece dois prazos para que o consumidor faça sua reclamação: 30 dias para produtos e serviços não duráveis ​​(como calçados, roupas, bolsas etc.) e 90 dias para produtos e serviços duráveis ​​(como eletrodomésticos, veículos, máquinas , equipamentos eletrônicos etc.). 

Nas compras via internet é importante verificar a segurança das transações on-line dos sites (checar o ícone do cadeado), informações como CNPJ, telefone e endereço do vendedor. Nesse tipo de compra, assim como aqueles realizados por telefone, o consumidor tem direito de desistir do negócio num prazo de sete dias a partir do recebimento do produto ou mesmo antes de receber, podendo solicitar o cancelamento, bem como a devolução dos valores pagos, incluindo o frete, se aplicável. Não é necessário justificar o arrependimento. 

Para outros esclarecimentos ou dúvidas do seu direito, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Natal pelo WhatsApp (84) 98870-3865 ou buscar atendimento presencial na Rua Ulisses Caldas, 181, Cidade Alta, no horário de funcionamento das 8h às 14h.

 

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