A página Choquei, administrada pelo fotógrafo Raphael Sousa, está no centro de uma polêmica. O perfil vem sendo criticado após compartilhar notícias falsas que apontavam Jéssica Canedo como affair de Whindersson Nunes. A jovem morreu aos 22 anos.
Quem é o responsável pela conta
O rapaz abandonou o curso de publicidade e propaganda para cuidar da página no Instagram, segundo consta em texto divulgado à imprensa. O perfil acabou virando um negócio, apesar de não ter sido criado com esse objetivo.
A página acumula mais de 21 milhões de seguidores. Ao longo dos últimos anos, segundo o próprio criador, a conta recebeu patrocínio de grandes marcas, a exemplo de Burger King, Budweiser e Zé Delivery.
Em 2014, quando criou o perfil, Raphael já conseguia vender publicidade para pequenas lojas e influenciadores digitais. Com o crescimento do projeto, no entanto, ele fez parte da Banca Digital, braço da Mynd — de onde saiu há cerca de dois anos.
Os primeiros famosos a se aproximarem do influenciador goiano, segundo ele, foram Wesley Safadão, a então dupla Simone e Simaria e o influenciador digital Carlinhos Maia. "Eles apoiaram mandando mensagem, incentivando."
"Com o passar do tempo, o alcance foi aumentando e comecei a ter contato com artistas, a fazer publicidade de clipes e vídeos, cobertura de eventos", Raphael Sousa, em entrevista ao UOL, em 2022.
O rapaz administra um perfil que privilegia a publicação rápida e quase sempre descontextualizada, replicando conteúdos apurados por veículos tradicionais de imprensa. Tudo acompanhado de chamadas acompanhadas por palavras como "Urgente" e "Grave".
A página também não assume o compromisso de procurar o "outro lado" (apurar com as partes citadas se a informação é procedente), conforme reconhece Raphael, em participação no podcast Barbacast, há cerca de três meses. "A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Isso aí é papel para jornalista [buscar o outro lado]."
O perfil comandado pelo fotógrafo deu início a uma cobertura controversa da Guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, quando interrompeu o noticiário padrão para avisar que um novo conflito estava prestes a acontecer. "Presidente da Ucrânia se pronuncia e diz que se forem atacados pela Rússia, vão defender à altura", dizia a publicação.
Ele atuou como influenciador pró-Lula durante as eleições de 2022. A página fez uma "cobertura" intensa da disputa presidencial. Segundo a revista Piauí, à época, a primeira-dama Janja se tornou uma fonte do fotógrafo durante as eleições.
Com informações do UOL
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