Pousada Aconchego

sexta-feira, 3 de maio de 2024

[VÍDEO] Jornalista da GloboNews bate boca com governador do RS ao vivo: 'Falta de empatia'

Créditos: Reprodução/GloboNews

O jornalista André Trigueiro irritou o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, durante o Em Pauta, da GloboNews, nesta quarta (6). Eles trocaram farpas ao vivo após o comunicador fazer uma pergunta sobre as chuvas intensas que já causaram 37 mortes no Sul do país.

Durante a atração, Trigueiro pediu permissão para fazer uma pergunta ao político sobre quais atitudes devem ser tomadas para impedir que novas tragédias climáticas aconteçam.

"Eu confesso o meu espanto quando ouço o senhor se surpreender com modelos matemáticos, porque não é apenas o senhor, mas a maioria absoluta dos governadores e prefeitos têm declarado --em situação análogas a essa do Rio Grande do Sul-- surpresa com eventos climáticos extremos, que, vamos combinar, já têm acontecido há algum tempo, essas situações anômalas, o novo normal do clima", iniciou o jornalista.

Na sequência, o contratado da Globo fez a pergunta que tirou o governante do sério: "O que está faltando, por exemplo no Rio Grande do Sul, seja da parte do governo do Estado ou das prefeituras, para fazer quase tudo diferente em relação a essa realidade hostil e progressivamente ameaçadora do clima?".

Antes mesmo que Trigueiro pudesse concluir a frase, Leite levantou o tom de voz e demonstrou irritação com a fala do jornalista. "André, com todo respeito, eu vou te interromper. Não é possível a falta de empatia que você tem aqui, eu estou representando o povo gaúcho, estamos fazendo todo o possível".

"Não estou me surpreendendo com as mudanças climáticas, tenho a mesma indignação com as mudanças climáticas e com o que o planeta, com o que toda a sociedade precisa fazer para enfrentar isso. A gente não aperta um botão e resolve as coisas da noite para o dia. Eu sou líder de um estado que estava quebrado até ontem, que não conseguia pagar salários", continuou.

"Você quer que em quatro anos a gente transfira a cidade de um lugar para o outro? Que a gente coloque a cidade onde seja impossível chegar qualquer evento adverso?", insistiu Leite.

Trigueiro, então, voltou a pedir a palavra para rebater o governador. O jornalista negou ter tido a intenção de transferir a culpa pelas vidas perdidas ao político. "Quando ocorre um evento dessa escala, de tanta dor e sofrimento, é nosso dever fazer perguntas. A pergunta que eu te fiz não remete a apertar botões, eu falei de cultura de prevenção", insistiu.

"Não era uma pergunta, era um comentário que você estava fazendo", respondeu Leite. "Embasado e fundamentado, governador. O senhor não deve se vitimizar", disparou Trigueiro.

Antes de encerrar sua participação no Em Pauta, o governador tentou justificar seu comportamento perante à fala do jornalista"

"Não estou negando a questão de problemas climáticos, e nem é justo que você deposite em mim a ausência de ações do poder público ao longo da sua história. Minha manifestação exaltada é porque estamos virando noites, ligando, conversando e mobilizando equipes."

Com informações do Notícias da TV


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas