Após as fortes chuvas que castigaram Extremoz no mês de maio deste ano, quando choveu praticamente 300 milímetros em seis horas na cidade, a lagoa de captação no bairro Moinho dos Ventos não suportou o acúmulo das águas pluviais provocando o transbordamento do reservatório hídrico causando alagamentos e transtornos.
Serviços emergenciais foram realizados no período chuvoso pela prefeitura para evitar maiores estragos e diante da calamidade foi publicado decreto de Estado de Emergência devido aos danos causados pela chuva.
Após o Governo Federal reconhecer o estado de emergência do município, a prefeitura iniciou os trabalhos com sua equipe técnica para recompor as lagoas de captação restabelecendo segurança as moradias e a trafegabilidade das pessoas e veículos. Depois de estudos ambientais os profissionais concluíram o novo projeto aprovado pela prefeita Jussara Sales.
Para alegria dos moradores da localidade e de motoristas que usam as ruas circunvizinhas às lagoas como vias de acesso, a BR 101 e Av. Alcides Araújo e também a Rua Pedro Vasconcelos, a prefeitura iniciou a obra de recomposição da lagoa de captação e infiltração do Moinho dos Ventos conforme o novo projeto aprovado.
A nova lagoa de captação terá capacidade de 36.600,00 m3 (trinta e seis mil e seiscentos) metros cúbicos, teremos manta geotêxtil 100% poliéster, o muro gabião com enchimento em pedra e com gaiola em malha de fios de aço e sua área será urbanizada com cerca de proteção.
“Estamos trabalhando para finalizar toda a obra o mais rápido possível e graças a Deus os serviços estão avançados. Será um mix de ações que ampliarão a capacidade da lagoa, dando maior segurança em temporadas chuvosas”, enfatizou a equipe técnica da secretaria de obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.